domingo, 7 de abril de 2013

Release


Release

II Festival Estátua Viva de Santos
de 11 a 14 de abril de 2013

Elas estão de volta. Estátuas Vivas que encantam em todos os cantos pessoas de todas as idades. Em sua segunda edição, o Festival Estátua Viva de Santos cresce em participação de artistas e em expectativa de público. Em 2012, 15 estatuístas deram vida à pedra, ao bronze, a prata e ao ouro em performances apresentadas para um público de aproximadamente 7000 pessoas. Esse ano serão 18 artistas vindos da Argentina, México, Peru, São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Praia Grande, Capivari e São Vicente, (SP).
Estátua viva é uma performance que ocorre habitualmente em locais públicos, realizada por um artista de rua caracterizado, imitando uma estátua. Pausas sem movimento, controle sobre o corpo e técnicas de mímica despertam o fascínio e prendem a atenção do público.
A AT Comunicação e a Secretaria da Cultura de Santos realizam de 11 a 14 de abril de 2013 o II Festival Estátua Viva de Santos, oferecendo ao público uma amostra da produção e criação de estátuas vivas de diversos países. As performances contarão com a participação de 17 estatuístas formando um “parque de esculturas”.  As melhores performances, eleitas pelo público através de cédulas de voto receberão prêmios em dinheiro.
Uma novidade para esse ano é a premiação do melhor estatuísta por um júri técnico formado por artistas de nossa região.

As apresentações acontecerão:
11/04 – das 19h às 21h – Praiamar Shopping – Rua Alexandre Martins, 80 - Bairro Aparecida.
12/04 – das 17h às 20h – Rua XV de Novembro – Centro.
13/04 – das 16h às 20h – Praiamar Shopping - Rua Alexandre Martins, 80 – Bairro Aparecida.
14/04 – das 10h às 13h – Parque Roberto Mário Santini (Emissário) - Av. Presidente Wilson, em frente ao nº 169 - Bairro José Menino.

Para Amauri Alves, criador e diretor do evento, “o festival é um novo espaço que se abre em Santos para o desenvolvimento de uma arte tão comum na Europa e que carece de encontros no Brasil”. Diz ainda: “com o passar dos anos queremos torná-lo uma referência internacional, com a participação de artistas de todos os cantos do mundo”.

A principal proposta do Festival é contextualizar e apresentar essa arte colocando-a no patamar que devidamente merece, valorizando e divulgando o estatuísmo.

Os artistas selecionados são:
Alex Sengik - Capivari – SP
Antônio Carlos Teixeira - São Paulo – SP
Ariel Medina - Buenos Aires – Argentina
Azerutan – São Paulo - SP
Cid - Guanajuato – México
Claudia Herrera  - Buenos Aires – Argentina
Cristian Arnez  - Buenos Aires – Argentina
Endy Candy - São Paulo – SP
Felipe Wotkosky - Vitória – ES
Juan Carlos Hernandez Pichardo - Guanajuato – México
Julio Pulido - Buenos Aires – Argentina
Luciano Andrade - São Vicente – SP
Marcos Bahrone - Porto Alegre – RS
Maria Ines Banegas - Buenos Aires – Argentina
Nani - Praia Grande – SP
Potenza - Praia Grande – SP
Tania Mujica - Peru - Vivendo em São Paulo - SP
Willian Felipe Gama - São Paulo – SP

O II Festival Estátua Viva de Santos também proporcionará nos dias 11, 12 e 13 das 9h às 12h a Oficina Estátua Viva aberta para atores, professores e demais interessados, a partir dos 16 anos de idade, disponibiliza gratuitamente 10 vagas com Willian Gama, estatuísta e pesquisador da arte da estátua viva formado em Moda pelo SENAC São Paulo. Os inscritos devem levar para a oficina uma roupa completa comprada em brechó para ser customizada e preparada para uma performance de estátua viva. O resultado da oficina será mostrado na apresentação de domingo, juntamente com os estatuístas profissionais. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.estatuavivasantos.blogspot.com

O Festival é uma realização da AT Comunicação e Produção e da Secretaria da Cultura de Santos. Patrocínio do Praiamar Shopping e apoio da Gráfica Vice Rei, X Design, Monteserrat Hotel, Icacesp, Estúdios Flávio Medeiros, Cia. Histórias do Baú, Teatro do Kaos, Associação dos Artistas e Marcelo Rick.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve. Obrigado!