Regulamento


Regulamento

O II Festival de Estátua Viva de Santos é um evento competitivo, voltado exclusivamente para a divulgação da prática da arte da estátua viva. É uma realização da AT Comunicação e Produção.
O Festival acontecerá de 11 a 14 de abril de 2013, nas ruas da cidade de Santos e no Praiamar Shopping.

1. Das inscrições:
1.1- As inscrições serão gratuitas e estão abertas a qualquer artista profissional ou amador, nacional ou estrangeiro, maior de idade, que exerça a prática da arte da estátua viva.
1.2 - As inscrições deverão ser realizadas entre 18 de fevereiro e 18 de março de 2013.
1.3- Os candidatos deverão realizar suas inscrições através do blog www.estatuavivasantos.blogspot.com preenchendo ficha de dados e encaminhando fotos e/ou filmagem de suas apresentações em arquivos digitais.

2. Da seleção:
2.1- Uma comissão avaliará o trabalho dos candidatos.
2.2- Serão selecionados até 20 artistas para o II Festival de Estátua Viva de Santos.
2.3- O critério de seleção será criatividade, estética e performance.
2.4- A divulgação dos artistas selecionados será feita em março e seus nomes constarão no folder com a programação do evento.

3. Das apresentações:
3.1- Serão 4 (quatro) dias de apresentação. Cada apresentação terá duração de 3 horas.
3.2- As apresentações dos artistas acontecerão no formato “parque de estátuas”.
3.3- Cada participante deverá se apresentar em praticáveis com 1,0m x 1,0m x 0,50m fornecidos pela organização do evento.
3.4- A localização do palco (praticável) de apresentação será sorteada diariamente entre os participantes.
3.5- Os artistas participantes podem fazer personagens diferentes a cada dia.
3.6- Participantes da primeira edição não podem repetir personagens.
3.7- É permitida a utilização de aparelhos de som nas apresentações desde que com pilhas ou baterias e em volume reduzido.
3.8- Os intervalos para descanso ficam a critério de cada artista, lembrando que quanto maior for o tempo de exposição, maior será a possibilidade de conquistar votos.
3.9- A organização do Festival fornecerá para cada participante uma urna lacrada e personalizada com o nome do artista, posicionada a sua frente, para receber os votos do público.

4. Sobre o público do Festival:
4.1- O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, turistas, trabalhadores e outros interessados.

5. Da estrutura de apoio aos artistas:
5.1- A organização do festival oferece alojamento, alimentação e transporte local (somente na cidade de Santos) para os participantes selecionados.
5.2- Participantes de outros países e estados serão recepcionados no aeroporto de São Paulo.
5.3- Durante as apresentações os artistas terão uma equipe de apoio fornecendo água quando necessário.
5.4- É permitida a utilização de urnas e ânforas para coleta de doações do público. O dinheiro arrecadado pertencerá ao estatuísta.

6. Da premiação:
6.1- Serão premiados os 03 melhores estatuístas escolhidos por voto popular, através de cédulas distribuídas durante os 3 primeiros dias de apresentações.
1º Lugar: R$ 1.000,00
2º Lugar: R$    800,00
3º Lugar: R$    500,00
6.2- Será premiado por júri técnico composto por 3 artistas convidados pela organização do evento o melhor estatuísta do evento.
6.3 - Para a premiação do júri técnico, será considerado a originalidade e a performance do artista.
1º Lugar: R$ 1.200,00
6.4 - A premiação por voto popular não impede o mesmo artista de receber a premiação do júri técnico.
6.5- Serão disponibilizadas no blog do Festival, à partir do segundo dia do evento, 1 (uma) foto de cada participante para concorrerem à votação on-line.
6.6- Os três mais votados pela internet receberão certificados.
6.7 - Todos os participantes receberão certificados.
6.8 - As premiações serão entregues no dia do encerramento do evento.

7. Da apuração:
7.1- Serão somados os votos populares recebidos durante os três primeiros dias do evento.
7.2- A apuração dos votos populares será realizada no local da última apresentação, na presença de cada artista.
7.3- A decisão do júri será informada à organização do Festival após a avaliação da performance realizada pelos artistas participantes nos quatro dias de evento.
7.4- A decisão do júri é soberana e não caberá recurso dos participantes.


8 comentários:

Olá amigos!
Ao ler o Regulamento para alguns colegas, surgiram algumas dúvidas:
1 - Teremos uma ajuda de custo por dia?
2 - Quando mencionam: "Ficará a critério do artista apresentar uma única performance ou performances diferentes a cada dia do evento", significa que posso fazer um personagem diferente a cada dia? ou terá que ser um único personagem pelos 4 dias mas com performances diferentes?
3 - E se eu tiver um personagem com um pedestal que pertence a ele, que faz parte do meu cenário, mas não cabe em cima do fornecido pelo festival, como faremos??
4 - Temos amigos de outros estados e países da América do sul, vocês vão custear passagens??
5 - O alojamento será em hotel? é confortável? ...é que já tivemos experiências negativas com isso.
6 - Os astistas terão água p beber durante o trabalho? São 4 hs, faremos um intervalo?
7 - A maquiagem será feita no próprio local em que vamos trabalhar...? Precisamos de um tempo antes.
8 - Podemos usar Ânforas, correto? e o que arrecadar é de cada artista?
9 - A organização será só vocês? ou prefeitura? ou terá empresas patrocinadoras?
8 - Podemos usar som também?
Grato
Marcello Zago
contato@estatuaviva.com.br
www.estatuaviva.com.br
www.estatuasvivas.blogspot.com

Marcello, bom dia.

Primeiro, grato pelo seu interesse. Estamos desenvolvendo essa idéia já há algum tempo e este ano vamos colocá-la em prática. Para isso acontecer da melhor forma possível, esclarecer as dúvidas dos participantes é essencial. Então, vamos lá.

Ao ler o Regulamento para alguns colegas, surgiram algumas dúvidas:
1 - Teremos uma ajuda de custo por dia?
Não, mas os artistas podem arrecadar nos locais do evento.

2 - Quando mencionam: "Ficará a critério do artista apresentar uma única performance ou performances diferentes a cada dia do evento", significa que posso fazer um personagem diferente a cada dia? ou terá que ser um único personagem pelos 4 dias mas com performances diferentes?
Você pode fazer personagens diferentes a cada dia.

3 - E se eu tiver um personagem com um pedestal que pertence a ele, que faz parte do meu cenário, mas não cabe em cima do fornecido pelo festival, como faremos??
Em casos especiais, podemos aumentar a área para a apresentação.

4 - Temos amigos de outros estados e países da América do sul, vocês vão custear passagens??
Não. O deslocamento até Santos é de responsabilidade do participante. O que podemos fazer, em caso de visitantes de outros estados e países, é providenciar o transporte do aeroporto de São Paulo / Santos / aeroporto de São Paulo ou rodoviária de São Paulo / Santos / rodoviária de São Paulo.

5 - O alojamento será em hotel? é confortável? ...é que já tivemos experiências negativas com isso.
Estamos fazendo o festival em parceria com a Secretaria de Cultura de Santos. Eles vão fornecer alojamento no CEFAS, onde participantes de vários festivais de teatro que acontecem aqui em Santos ficam hospedados.

6 - Os artistas terão água beber durante o trabalho? São 4 hs, faremos um intervalo?
Teremos uma equipe de apoio durante as apresentações e serão fornecidas garrafas de água aos participantes sempre que solicitarem. Os intervalos ficam a critério de cada artista, lembrando que quanto maior for o tempo de exposição, maior será a possibilidade de conquistar votos.

7 - A maquiagem será feita no próprio local em que vamos trabalhar...? Precisamos de um tempo antes.
Para facilitar a preparação, os artistas devem partir prontos do alojamento em transporte fornecido pela organização do evento.

8 - Podemos usar Ânforas, correto? e o que arrecadar é de cada artista?
A arrecadação pertence ao artista.

9 - A organização será só vocês? ou prefeitura? ou terá empresas patrocinadoras?
A organização do evento é da AT Comunicação e da Cia. Histórias do Baú. A Prefeitura de Santos entra na realização através da Secretaria da Cultura, que fornecerá hospedagem e alimentação aos participantes, logística no transporte do material e das pessoas durante os dias do evento, espaço para realização da oficina, espaços públicos para a realização do evento, auxílio na divulgação e premiação.
Os apoiadores são: Gráfica e Editora Vive-Rei, Xis Designer, Estúdio Flávio Medeiros, Teatro do Kaos, Cia. Histórias do Baú, Icacesp.
O patrocinador é o Praiamar Shopping

8 - Podemos usar som também?
Nas apresentações no Praiamar Shopping sim, desde que com pilhas ou baterias e em volume reduzido. Na Praça Mauá e no Emissário não, pois teremos som central para anunciar o evento.

Qualquer dúvida, estamos a disposição. Esperamos você e seus amigos trazendo luz e arte ao nosso evento.

Amauri Alves
Produtor

Olá , Meu nome é Nani Sampaio. Sou Artista exercendo o Estatuísmo, moro em Praia Grande, sei que estaria saindo fora dos regulamentos, más gostaria de saber se ainda poderia fazer minha inscrição? Aguardo resposta.... Muito obrigada....

Ola Nani, o período de inscrições está encerrado, mas abrindo uma excessão, podemos analisar seu material, por favor mande uma foto de sua apresentação e currículum para o e-mail estatuaviva@atcomunica.com.br. O mais rápido possível, pois estamos definindo os últimos detalhes, fico no aguardo. Obrigada Márcia Soares AT Comunicação

bom dia ... sou estatuista no ES. mas acredito que posso aprender muito com as oficinas... caso eu participe do festival como estátuísta, também posso me inscrever nas oficinas?

Olá Ciaperalta.
Sim, os estatuístas também poderão participar das oficinas, nos próximos dias as informações e datas sobre as oficinas estarão no blog. Fique atento e obrigado!

Olá que tais estátuas são o México, nós temos algumas questões A organização se encarrega do transporte no nosso caso do México para Sau Paulo?, está lá ou é pago para participar de receitas apenas no pote? desejar participar de nossos projetos e graças adeus

Olá Ezequiel! primeiramente agradecemos pelo seu interesse em participar do II Festival Estátua Viva de Santos. Respondendo a sua pergunta, a produção se compromete a fazer o transporte do participante vindo de outros estados ou países, entre o aeroporto de São Paulo até o local de sua hospedagem em Santos, depois de levá-lo novamente ao aeroporto no dia de sua volta. A arrecadação pertencerá ao estatuísta. A premiação dos 3 primeiros colocados pelo voto popular é feita pelo público através de cédulas distribuídas. A escolha do júri técnico premiará o participante mais original. Venha trazer sua luz e arte ao Festival! Esperamos por você!

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve. Obrigado!