terça-feira, 27 de março de 2012

A vida brotando do metal e da pedra


Um sopro de Prometeu e o barro ganhou alma. A pedra, o cobre, o bronze, a prata e o ouro moldaram figuras que encantaram milhares que por elas passaram. Sorrisos e espanto. Surpresa e alegria. Do místico caldeirão da bruxa uma gargalhada arrancava sorrisos enquanto o operário de prata construía sua vida com labuta e suor. Comemorando a vida, o ébrio fazia rir enquanto mãos habilidosas com encantadas agulhas teciam os fios dourados de um imaginário velocino. Solitário, imóvel, o velho homem de prata aguardava o fogo prometido para caminhar sobre a terra. Nostalgia de uma Santos antiga brotou do granito do fotógrafo de rua quando o jornaleiro forjado em bronze abriu caminho pela imaginação do público, voando alto em sua bicicleta. E em festa de Dioniso não faltou sacerdotisa. Evoé deuses das artes capazes de inspirar o artista a desaparecer em personagem invisível, pois “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, afirmava um Pessoa em Fernando nascido pedra. O cobre bebeu o mate em guampa do hermano portenho e da paleta do pintor as cores fizeram renascer uma Santos que a muito se foi. Ao soar das trombetas, o céu enviou um anjo para Maria, seu Filho e todas as crianças do mundo proteger. Ser ou não ser estátua viva, bradou a pulmões abertos em troca da prata a argila formando Shakespeare. E no fim da viagem, depois de olhar e olhar, enebriadas com olhos incrédulos, as pessoas pareciam ouvir Mário de Andrade em pedra declamar: “Olhar preso no meu, perdidamente. Não exijas mais nada. Não desejo também mais nada, só te olhar, enquanto a realidade é simples, e isto apenas”. Por tudo o que aconteceu não foi necessário Hércules conclamar, pois Prometeu não retornou ao Cáucaso. As águias não terão o que dilacerar. Prometeu aguarda ansioso ao lado de Dioniso o novo ciclo se completar. Assim, em 2013, mais fogo lançará aos homens. E mais uma vez o barro ganhará vida. A pedra andará sobre a terra e o encantamento retornará a Santos. Gratidão. Gratidão. Gratidão. Até o II Festival Estátua Viva de Santos.

Amauri Alves
Diretor do festival

3 comentários:

O olimpo foi acordado, despertaram as artes e agora nascerá no imaginário a arte de recordar. Que venha mais e mais a arte de representar.

NANI SAMPAIO - VIRGEM MARIA OU A DAMA ANTIGA

Um anjo veio ao meu encontro, e com sorriso nos olhos disse- me: ESTENDEIS AS MÃOS, E AMPARAI A OUTROS ARTISTAS, POIS ESTA PEQUENA DEMONSTRAÇÃO NESTE FESTIVAL, TORNARAIS TODOS FORTES E COM VONTADE DE PARTICIPAR DO II FESTIVAL DE ESTÁTUA VIVA DE SANTOS- O próximo será de muito mais sucesso....... Beijos a todos da produção e muitas saudades

A todos os amigos e artistas que participaram do:
I Festival Estátua Viva do Brasil.

Quero Agradecer! Sempre há tempo pra isso.

Deixo o meu carinho à essa equipe, que se formou assim, de forma competente, mas na verdade predestinada. Vocês me deram tanto suporte e segurança, que me senti acolhido numa família.

Deixo o meu respeito aos meus amigos, artistas estatuístas, que apresentaram respeitosamente seu trabalho.

No Brasil a arte das estátuas vivas é uma linguagem em processo de estruturação, documentação e definição de um conceito próprio, único e exclusivo para que possamos distinguir a arte do estatuísmo de outras manifestações.
O efeito da arte das estátuas vivas é a visão do instante. A apreciação da imagem, do gesto, da graça e da delicadeza, seja responsável, em parte, pelo interesse e curiosidade do público espectador.

Amauri Alves, querido amigo, seus olhos foram os primeiros a dizer que sim e, através deles, todos foram chegando e embarcando nessa aventura. E eu acredito nisso, no pouco de cada um, unidos somos fortes.

A arte da Estátua Viva é a Poesia em Silêncio, que merece ser descoberta por olhos e sentidos atentos à essência dos homens e mulheres que defendem essa linguagem artística.

O I Festival Estátua Viva do Brasil foi uma declaração de amor, um gesto simples, como juntar os amigos pra ver o sol nascer. E, agora, nossa pele está queimando porque o sol nasceu, vive e canta.
Agradecido.
Willian Felipe Gama

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve. Obrigado!